Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de junho de 2011

APRENDENDO COM A WEB 2.0

”Web 2.0 significa desenvolver aplicativos que utilizem a rede como uma plataforma. A regra principal é que esses aplicativos devem aprender com seus usuários, ou seja, tornar-se cada vez melhores conforme mais e mais gente os utiliza. Web 2.0 significa usar a inteligência colectiva” (Bergman, 2007, s/p).
A Web 2.0 permite uma mais autêntica democratização no acesso e no uso da informação:
(CLARA PEREIRA COUTINHO)
DIANTE DO EXPOSTO ACIMA, VEMOS QUE A AUTORA TROUXE DE MANEIRA BEM EXPLICADA O QUE É, E PARA QUE SERVE A WEB 2.0, DISMISTIFICANDO UM PARADIGMA DE QUE "NÃO SE APRENDE COM AS FERRAMENTAS DISPONÍVEIS NA INTERNET, TWITTER, FACEBOOK, BLOGS, DENTRE OUTROS." O IMPORTANTE, E DESTACAMOS AQUI, É O PLANEJAMENTO ADEQUADO E DIRECIONADO A REALIDADE DA TURMA, IDADE E DISPONIBILIDADE DE ACESSO, COMO TAMBÉM O QUE EU QUERO ALCANÇAR DOS MEUS ALUNOS.
A PARTIR DISSO, A CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS, NESSA DISCIPLINA, COM O USO DESSAS FERRAMENTAS FORAM, NA MINHA OPINIÃO, BEM APRESENTADAS, DIRECIONADAS E SUCEDIDAS.
NO TWITTER, VEMOS UMA DIVULGAÇÃO MUITO RÁPIDA E EM MAIOR QUANTIDADE, QUE DIVULGADOS PROPORCIONAM O ACESSO DE OUTRAS PESSOAS AOS CONTEÚDOS, NA ÁREA DE EDUCAÇÃO E, MAIS ESPECIFICAMENTE, TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, QUE FOI A PROPOSTA DA DISCIPLINA. O FACEBOOK É MUITO SEMELHANTE AO ORKUT, NÃO TIVE BOM RENDIMENTO, APESAR DE "CURTIR POSTAGENS, COMENTAR E LANÇAR PERGUNTAS" SOBRE A TEMÁTICA, POIS NÃO VI RETORNO DE ALGUNS COMENTÁRIOS, TALVEZ PELO FATO DA MAIORIA NÃO CURSAR A DISCIPLINA E MUITO MENOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO. NO CASO DO BLOG E DO AMBIENTE MOODLE, PUDE APRENDER MAIS, POIS PROPORCIONOU ACESSO A PESQUISAS, TEXTOS, VÍDEOS, OUTRAS OPINIÕES E COMENTÁ-LAS TAMBÉM.
MUITO BOM!!!!!!!!!!!!


Trabalhando Cinema na sala de aula

A última postagem de nossa série sobre o uso das Novas Tecnologias na sala de aula, vamos abordar a utilização dos filmes e do cinema como também construtor das aprendizagens que estão presentes nas aulas. Assim como, as demais tecnologias, já abordadas aqui, o cinema também passou por transformações e evoluiu até ganhar espaço nas escolas e aulas, pois auxilia o professor a deixar sua aula mais interessante. 

No entanto, deixamos aqui alguns alertas. Como bem sabemos, é necessário, como em tudo na aula, haver um planejamento, a fim de saber qual será o intuito do filme, ou seja, o que se quer alcançar com o filme, para não ser compreendido como preenchimento de cargas horarias; o professor precisa ter se apropriado do filme com antecedência, para conduzir bem a atividade proposta pelo filme; realizar uma pesquisa breve sobre o filme, destacamos como importante também aqui. 

Através de algumas orientações podemos trabalhar filmes, que perpassam diversas temáticas e disciplinas, mas como já vimos, e mais uma vez acreditamos ser de grande importância retomar essa discussão, o professor precisa está seguro em seu planejamento, como também, o que quer alcançar na sua turma. Dessa maneira, obterá resultados satisfatórios.     

SOFTWARES, UM GRANDE ALIADO AO ENSINO.

"Os computadores têm-se apresentado de forma cada vez mais freqüente em todos os níveis da educação...O computador também pode ser considerado um grande aliado do desenvolvimento cognitivo dos alunos, principalmente na medida em que possibilita o desenvolvimento de um trabalho que se adapta a distintos ritmos de aprendizagem e favorece a que o aluno aprenda com seus erros." (GLADCHEFF, ZUFFI e SILVA)

A terceira postagem de nossa série de apresentações vem tratar o uso dos softwares na educação, mostrando que com a evolução das máquinas, dos computadores, dos softwares, as concepções sobre a utilização desses meios de aprendizagens também vem evoluindo e crescendo no decorrer dos anos. Tais meios, comprovam a responsabilidade e importância de está contribuindo para a formação dos alunos e professores também, por isso faz-se necessário a participação dos professores nesse processo histórico que já está bem presente nas escolas e nas salas de aula.  


É isso aí...........
...............Pense nisso!

VIDEO NA EDUCAÇÃO

 Em nossa segunda postagem da série de apresentações dos seminários sobre a utilização das Novas Tecnologias na Sala de Aula, foi abordada a temática do Uso dos Videos na Sala de Aula. O segundo grupo a se apresentar falou sobre a importância do uso e elaboração dos videos como ferramenta de contribuição para o processo de aprendizagem, porém o uso dessa ferramenta precisa ser direcionada pois como afirma Moran em seu texto "Videos na Sala de Aula" afirma que, "O vídeo ajuda a um bom professor, atrai os alunos, mas não modifica substancialmente a relação pedagógica. Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, mas também introduz novas questões no processo educacional." Vemos que, semelhantemente as outras tecnologias a utilização dos videos, que também vem avançando com as demais tecnologias, precisam ser estudadas, planejadas que para, verdadeiramente, contribua para a construção das aprendizagens.

Obrigada!