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domingo, 29 de maio de 2011

TELEVISÃO X EDUCAÇÃO


Esse vídeo tem como intuito aqui de iniciar um breve discussão sobre as aprendizagens que são construidas com a televisão, discussão essa, que terá continuidade com os comentários posteriores.

A mídia é um meio de informação que está em maior presença nas casas das famílias, independentemente, de posição social, política e/ou economica, a televisão perpassa por essas três classificações, se é assim que podemos nomear e é responsável por construir e, muitas vezes, transformar hábitos na sociedade. Segundo Belloni (2001, p. 31), "A opinião majoritariamente positiva sobre a televisão como meio de informação e de aprendizagem e a assiduidade com que os jovens assistem à TV são os indicadores mais seguros da importância do papel da televisão no processo de socialização das novas gerações."
Ainda um depoimento da autora Daniela Rodrigues Sousa, onde destacamos os trechos abaixo, vem confirmar o papel de formação e socialização.
A televisão é um professor poderoso e tem potenciais efeitos positivos que não podemos deixar de mencionar:
1. Habilidades cognitivas: a TV pode ser eficaz no desenvolvimento de atividades de leitura, vocabulário, resolução de problemas e criatividade. Com ela a criança vê, aprende e aprimora conhecimentos com uma velocidade muito maior;
2. Conteúdo acadêmico: aumenta a visibilidade de diversas áreas de conhecimento (história, música, ciência, arte, novas tecnologias, antropologia, literatura, etc.);
3. Comportamento pró-social: estimula persistência na realização de tarefas, empatia, solidariedade, cooperação... (Campanha de educação para o trânsito, campanha pela preservação do livro didático, movimento em prol da natureza e do meio ambiente, etc.);
4. Nutrição e saúde: promoção de hábitos positivos de saúde (Campanha anti-drogas e anti-tabagismo, campanha de prevenção de doenças como AIDS, dengue, febre amarela, etc.);
5. Questões sociais e políticas: informações sobre acontecimentos locais, nacionais e mundiais (não só em noticiários, como também em programas de entretenimento).
Porém, a televisão também tem muitos efeitos negativos que podem ser prejudiciais, principalmente para as crianças.
As atividades são essencialmente sedentárias, tirando o tempo de outras predominantemente físicas; a televisão promove hábitos alimentares indesejáveis e reduz contatos interpessoais significativos, pois as atividades ligadas à mídia são freqüentemente solitárias, e, finalmente, consome grande quantidade de tempo diminuindo os horários disponíveis para o sono, tarefas de casa, leitura, socialização, comunicação familiar e assim por diante.


Diante disso, vemos e nos perguntamos até que ponto a televisão deixa de educar e acaba alienando, e muitas vezes, deseducando? Onde a escola pode e deve interferir em tal educação, uma vez que, "a escola, ..., ainda não absorveu as transformações nos modos de aprender de sua clientela, trazidas pela televisão, e já se depara com os laboratórios de informática, que vieram para ficar, com as suas novas linguagens multimídias e potencialidades interativas." (BELLONI 2001, p. 32)?

Deixe aqui sua postagem, para continuarmos esse debate.
Abrçs

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