Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de março de 2011

Tecnologias para o bem ou mal?



Vemos que, na atual sociedade, a humanidade busca, nas tecnologias, cada vez mais atender as suas necessidades. Com essa busca, muitas vezes desenfreada, o homem desenvolve instrumentos que trazem benefícios, como exemplo temos, os avanços na medicina com medicamentos, vacinas e métodos cirúrgicos, nas engenharias, as Inclusões Globais etc. Em contrapartida, a ação do homem sobre os recursos tecnológicos e naturais proporcionam também desastres ao planeta e consequentemente ao próprio homem, tais como, o Aquecimento Global, Derretimentos das Geleiras e o risco das Radiações Atômicas, sem falar na exclusão, que essas tecnologias trazem. No entanto, nos colocamos diante das seguintes questões: Será que as tecnologias são culpadas por esses desastres? Até que ponto elas são responsáveis?
Como conclusão, podemos perceber, que as grandes responsabilidades são direcionadas ao uso incorreto do homem sobre seus próprios instrumentos de criação, pois da mesma forma que elas podem trazer satisfações pessoais é necessário se pensar em políticas sociais, para benefícios coletivos.
E você o que diz? Qual a sua posição frente a essa temática????       

3 comentários:

  1. oi Nathali,
    também acredito, como você, que apesar de as tecnologias serem criadas já com uma finalidade, o homem possui livre arbítrio para sua utilização.
    Boa reflexão.
    abçs

    ResponderExcluir
  2. Desde que a tecnologia existe, existe para o nosso beneficio. Cabe a nós a utilizarmos de forma sadia e moderada.
    abçs

    ResponderExcluir
  3. Minha opinião segue a mesma linha de raciocínio que vc, Natália.
    A tecnologia sem a atuação e o manipular do homem não é e não faz nada.
    Então, se há algum benefício ou se há algum malefício, tudo, absolutamente tudo é decorrente da maneira do homem viver.

    ResponderExcluir